Ações para garantir o melhor desempenho dos tratores de esteira

trator-de-esteira-engepecas

Tratores de esteira são veículos feitos especialmente para trabalhos pesados e difíceis como terraplanagem, escavação e reboque de máquinas. Já que geralmente são usados em terrenos de difícil acesso e realizam operações complicadas é preciso que estejam sempre em bom estado para não prejudicar o andamento da operação ou sua qualidade.

Utilizar um equipamento não é apenas colocar o operador no interior e funcionar a máquina. As preparações são importantes e alguns cuidados podem garantir uma maior vida útil e melhor desempenho.

É sempre bom prestar atenção àquelas partes do trator de esteira que estão propensos a maiores danos e desgastes. As lâminas de corte, ferramentas para penetração e as bordas do equipamento são alguns desses que exigem maior atenção e reparos.

Apesar desses tratores serem fabricados com materiais que aumentam a vida útil da peça, elas sofrem desgaste alto devido às tarefas realizadas e por estarem em contato direto com o material manipulado, manutenção e reposição de peças rotineiras.

Para fixar a liga da lâmina prefira usar o processo de solda que é mais em conta que aquele em que a lâmina inteira ganha revestimento chamado de endurecimento de solda. Para que a lâmina não tenha um desgaste tão rápido pode-se aplicar uma chapa de aço em qualquer superfície que serve de proteção. Existem também as chapas de empuxo que auxiliam na proteção das lâminas, porém elas têm um uso específico.

Se, mesmo essas maneiras de proteger e aumentar a durabilidade de lâminas não for satisfatória outra opção está disponível. Ela consiste na recuperação das lâminas utilizando-se soldas aleatórias nas chapas.

Vale sempre lembrar que depende inteiramente do estado do trator de esteira sua boa operação e melhor desempenho e, como são diversas maneiras para conservar seu equipamento, é importante observar e tomar os devidos cuidados.