Manutenção de máquinas pesadas com menor custo

Para uma empresa manter a eficiência na realização dos seus serviços prestados dentro de um mercado extremamente dinâmico e, ao mesmo tempo competitivo, como o que apresenta as máquinas pesadas, é essencial realizar uma manutenção com um menor custo. Sabe-se que, uma máquina parada apresenta um grande empecilho para toda a realização dos trabalhos, inclusive no que se refere ao estoque de diferentes tipos de peças.

Quando esse equipamento fica parado seja pelo fato do desgaste natural de uma das peças ou pelo uso incorreto ou falhas mecânicas, esses problemas acarretam paradas que não foram definidas na programação e, com isso ocorrem excessivos gastos com a manutenção. Além do que, outros problemas graves, como acidentes com os funcionários que manipulam essas máquinas também podem ser ocasionado com a falta de manutenção.

Uma boa prática para evitar esse tipo de problema é a criação de uma equipe de manutenção com profissionais bem treinados e capacitados para atender de forma rápida e também ágil todo o tipo de problema. Nesse caso esses profissionais vão realizar planos de manutenção preventiva e, ao mesmo tempo corretiva, que visam avaliar as condições das peças, inclusive levando em consideração,  as horas de uso, juntamente com as ações que devem ser tomadas no caso da interrupção sem aviso prévio.

Os planos podem ser realizados desenvolvendo uma agenda que vai determinar quais tarefas serão realizadas com aquela máquina e quanto tempo de duração, levará para diagnosticar a necessidade de uma calibração dos pneus ou a verificação dos níveis do fluido dos óleos, por exemplo.

Esses processos junto com as intervenções corretivas ajudam a colaborar para evitar possíveis quebras e máquina parada. A manutenção realizada de forma correta e em tempo hábil, propicia a redução dos custos, refletindo na lucratividade e também na produtividade.