Manutenção na Indústria Náutica

Uma dúvida recorrente entre os marinheiros diz respeito à necessidade de manutenção nos motores a diesel. Alguns boatos dizem que tais motores não necessitam de manutenção. A informação, porém, não procede. Apesar de serem mais resistentes do que os modelos que usam gasolina como combustível, os motores a diesel também precisam passar por manutenção periodicamente. O recomendado é que se faça a revisão do motor uma ou duas vezes por ano, dependendo do fabricante.

Os motores a diesel são mais resistentes do que os a gasolina, pois trabalham com ignição a alta compressão, diferente dos motores a gasolina, que trabalham com ignição com centelha nas velas. Assim, seus componentes são mais robustos, construídos com peças de ligas metálicas, para aguentar a alta pressão, e, com isso, têm uma durabilidade maior.

Além disso, o motor não possui a parte elétrica complexa como os motores a gasolina. Os motores a diesel modernos são eletrônicos, pois diminuem bastante a emissão de poluentes. Por ter mais componentes eletrônicos e não ter componentes elétricos, o risco de quebra do motor é menor. Dessa forma, os motores a diesel podem durar até 30 anos, tendo o dobro da durabilidade de um motor a gasolina.

Recomenda-se bastante atenção em relação à limpeza do tanque e dos filtros de combustível, pois o diesel costuma sujar bastante os filtros. Em relação ao tanque, é necessário ficar atento ao tempo de armazenamento do combustível.

O combustível velho pode causar grandes problemas ao seu motor, ocasionando perda da capacidade de queima, travamento dos bicos da bomba, apodrecimento e ressecamento.  O diesel pode ficar armazenado no tanque por cerca de seis meses, quatro a mais que a gasolina.

Outra dica importante é utilizar o diesel marítimo, que tem o mesmo rendimento do diesel veicular, porém é menos inflamável, garantindo assim, maior segurança à navegação. E não se esqueça de sempre lavar o motor com água doce ao subir o barco, para tirar os resquícios de sal e sujeira.

E se precisar trocar alguma peça, a Engepeças possui o melhor em equipamentos, peças e serviços para o segmento marítimo. Entre em contato.