Redução de custo com manutenção regular

manutencao-regular-reducao-custos

As despesas com consertos e trocas de equipamentos são imprevisíveis, comuns e costumam prejudicar bastante os planejamentos financeiros de empresas de todos os portes. A boa notícia é que, apesar do que muita gente acredita, é possível reduzir os custos por meio da manutenção regular.

A durabilidade de máquinas e equipamentos está totalmente vinculada à periodicidade de manutenção. Isso acontece porque, com o passar do tempo, algumas peças e mecanismos necessitam de pequenos reparos. Quando não realizados, os problemas se agravam, deixando de ser simples fazendo com que a condição de bom funcionamento fique complexa e cara, chegando inclusive a não compensar para o bolso do empreendedor.

A manutenção não é um gasto, é um investimento que garante, além do maior tempo de utilização, a segurança para quem as opera.  O tempo de vida estendido de máquinas e acessórios impactam diretamente no gasto com aquisição de novas máquinas.

Empresas que não possuem cronogramas e políticas de manutenção tendem a acumular um número enorme de horas paradas em seus equipamentos. No entanto, o pior de tudo é que estão colocando em risco o bem estar dos trabalhadores e a imagem de sua marca.

Centenas de empresas realizam apenas manutenções corretivas e, essa forma, é a menos aconselhável entre os especialistas da área. Ela acontece somente após a falha e costuma ser bastante onerosa ocasionando até mesmo multas ou prejuízos em projetos.

A manutenção regular garante o cumprimento de prazos, crescimento da receita, maior produtividade, melhoria da segurança, aumento da credibilidade com funcionários e clientes e, também, a motivação de sua equipe que se sente muito mais engajada e disposta com as condições oferecidas.

Reconhecer a importância do assunto e possuir um planejamento de manutenção regular adequado é agir com profissionalismo na caminhada para o crescimento e sucesso de sua empresa.